Alviço: aprovado projeto que cria a Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras – no município

Vereador Claudio Alviço  e o professor e intérprete  de LIbras - Michel Estadulho (fotos: JD Dervalho) Vereador Claudio Alviço e o professor e intérprete de LIbras - Michel Estadulho (fotos: JD Dervalho)

O projeto de lei, de autoria do vereador Cláudio Alviço (Patriota), que cria a Central Municipal de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras (CIL), foi aprovado em Sessão Legislativa.

De acordo com o parlamentar, a proposta visa atender o anseio da população surda do município, além de promover a inclusão social e respeito às diferenças e necessidades de cada indivíduo.

Conforme apurado, as centrais  nasceram de uma política do governo federal por  meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) visando promover a cidadania às pessoas surdas. A proposta era disponibilizar gratuitamente translado e um intérprete de Libras para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos.

No Mato Grosso do Sul, a primeira CIL foi criada em Campo Grande, a segunda unidade em Dourados e a terceira unidade em Naviraí. Isso contribui para o movimento que vem sendo empreendido há muitos anos, e intensificado na última década,

Portanto, comenta o autor, esse projeto  representa grande passo ao direito à cidadania e comunicação da pessoa surda. Reconhece que possibilitar a utilização das Libras é estabelecer um vínculo que leva também ao desenvolvimento do município, tendo em vista que os surdos aqui residem, trabalhando, utilizando órgãos públicos, comércio, escolas, etc.

O projeto segue ao Executivo a fim de ser analisado, sancionado ou vetado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB).