Meireles: medidas para reduzir custos com atendimentos no HR

Após reunião com prefeitos da microrregião, Anastácio sai na frente e libera R$ 30 mil para ajudar o hospital (foto: Iramar Ferreira) Após reunião com prefeitos da microrregião, Anastácio sai na frente e libera R$ 30 mil para ajudar o hospital (foto: Iramar Ferreira)

O encontro, que reuniu vereadores e prefeitos das cidades de Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque, na Câmara Municipal de Aquidauana, no ano passado, para discutir alternativas econômicas e financeiras para reduzir despesas com atendimento médico  de urgência e emergência no Hospital Regional “Estácio Muniz”, começa a produzir resultados práticos por meio do  consórcio envolvendo esses municípios da microrregião  atendidos na unidade hospitalar.

De acordo o vereador Anderson Meireles (PSB), líder do prefeito Odilon Ribeiro, na  Casa de Leis, as dificuldades por que passam os hospitais públicos do país, sobretudo, o HR, o levou a promover essa reunião com os municípios pactuados na área da saúde.

Conforme declarou, o objetivo foi o de  buscar apoio para enfrentar a instabilidade financeira instalada por conta do aumento na demanda dos atendimentos absorvidos da microrregião, que trouxe como reflexo a  queda na  qualidade dos serviços oferecidos  pelo sistema público de saúde à população aquidauanense.

Contudo, depois desse encontro ficou acordado com os prefeitos da microrregião, o apoio  financeiro  de cada cidade  para auxiliar o HR  a sair do sufoco em que se encontra em razão dos custos com o atendimento.

Para selar esse acordo, segundo informou Meireles, ocorreu duas reuniões com presidentes das câmaras e prefeitos dos municípios, nos dias  25 de outubro e 09 de novembro de 2017, no legislativo de Aquidauana. Além dessas autoridades também participaram diretores da AAAH (Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar), entidade que administra o Hospital Regional.

“Aquidauana não pode pagar essa conta sozinho”, resumiu Meireles ao comentar sobre  a demanda de atendimentos naquele unidade e que encarece os custos com despesas médicas e hospitalar.

Depois dessa reunião,  o prefeito  de Anastácio, Nildo Alves de Albres (PSDB), foi a primeiro a manifestar apoio à medida de otimização da receita e a consequente redução de gastos do hospital ao anunciar  a liberação de recursos na ordem de $ 30 mil, fruto de um “Termo de Cooperação Financeira”, que vigorará por um período de 12 meses.

Nos próximos dias, o vereador Anderson Meireles pretende oficiar os demais municípios dessa microrregião, que depende do atendimento emergencial do HR, para definir a proporcionalidade do auxílio conforme  a demanda de atendimento por pacientes.

Portanto, por meio desse consórcio, o parlamentar espera que as inúmeras dificuldades que vêm sendo encontradas para manter minimamente a qualidade e a eficiência dos serviços públicos de saúde, neste momento de grave instabilidade financeira, possam ser superados com essa união.