Meireles: sistema de leitura dos exames de imagens na rede

Estudos de viabilidade para interligar o sistema de leitura dos exames de imagens nos ESF’s (Estratégias de Saúde das famílias) e Cem (Centro de Especialidades Médicas) foram sugeridos pelo vereador Anderson Meireles (PSB) ao Executivo de Aquidauana.

Conforme justificativa do parlamentar, a medida visa agilizar o atendimento nas unidades de saúde  da Atenção Básica e no Cem.

Segundo ele, o Hospital Regional já disponibiliza do programa para leitura dos exames, o que tem facilitado o trabalho dos médicos. “Muitos pacientes atendidos no HR geralmente retornam ao ESF de origem ou até mesmo ao Cem”, explicou.

De acordo com ele, com a implantação desse sistema devidamente interligado ao hospital, o paciente poderá ter um atendimento mais humanizado, rápido e preciso durante as consultas de retorno.

Isso porque, acrescentou, o médico da Atenção Básica poderá ter acesso aos arquivos e imagens dos exames. Além disso, evitará  transtorno, ou seja, que o  paciente volte a unidade hospitalar a fim de buscar os exames.

Portanto, com essa proposta Meireles acredita que se  evitará gasto com impressões e que o novo modelo de serviço representará um grande avanço à gestão municipal ao ponto de oferecer qualidade no acolhimento.