Aguinaldo: institui o Dia Municipal de Prevenção ao AVC

O projeto de lei, de autoria do vereador Aguinaldo da Saúde (PDT), que institui o Dia Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi aprovado em dois turnos de discussão e votação em Sessão legislativa.

De acordo com o projeto, o evento será realizado anualmente na semana do dia 29 de outubro. Segundo o parlamentar, o AVC ou derrame celebral ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro a ponto de provocar a paralisia da área cerebral, que ficou sem circulação sanguínea adequada.

“O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Existem dois tipos de AVC: o AVC Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro e AVC Hemorrágico – rompimento do vaso , que provoca o sangramento no cérebro”, informou.

Ele esclareceu, que o tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por um AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso.

“Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais”, esclareceu.

O projeto segue para o Executivo a fim de ser sancionado ou vetado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB).