Na manhã desta segunda-feira (23), vereadores de Aquidauana se reuniram com o presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Balonismo, Cristiano Ferreira; o delegado regional da Polícia Civil, Amylcar Romero; e o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Aquidauana, capitão Carlos Saldanha. O encontro teve como objetivo discutir a regulamentação da prática do balonismo turístico no município.
O presidente da Câmara, vereador Everton Romero, destacou a preocupação com a segurança daqueles que desejam realizar voos de balão.
“É importante trazer especialistas no assunto para esclarecer a prática do balonismo. O turismo em Aquidauana tem crescido muito nos últimos anos, e garantir a segurança da nossa população, bem como dos nossos visitantes, é prioridade”, afirmou.
Cristiano Ferreira ressaltou que a Federação está à disposição da Câmara de Vereadores, assim como das empresas que atuam no setor, para colaborar com o processo de regulamentação. Ele lembrou ainda que o balonismo no Brasil é regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que todas as atividades devem seguir as normas vigentes.
A reunião ganhou ainda mais relevância diante do trágico acidente com um balão de ar quente, que deixou oito mortos no último sábado (21), em Praia Grande, Santa Catarina. Diante disso, os vereadores pretendem realizar, nos próximos dias, uma nova reunião com representantes das empresas que operam com balonismo em Aquidauana.
Participaram da reunião os vereadores Valter Neves (vice-presidente), Montana (1º secretário), Ana Saravy (2ª secretária), Wezer Lucarelli, Renato Bossay, Juraci Jesus, Fred Frank, Marquinhos Taxista, Nilson Pontim e Edenilson Dittmar Jr.
Assessoria de Comunicação da CMA