Emenda parlamentar para instalar usina fotovoltaica é reivindicada 

24/11/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 936

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa realizada na última terça-feira (21) no Plenário Estevão Alves Corrêa, o vereador Reinaldo Kastanha apresentou oficio a ser encaminhado ao deputado federal Beto Pereira 

No documento o parlamentar que é o atual vice-presidente da Câmara Municipal de Aquidauana solicita do deputado Beto Pereira (PSDB) emenda parlamentar para viabilizar investimentos na implantação no município de uma usina fotovoltaica.

O projeto de construção já orçado, precisa de 7 milhões de reais para ser viabilizado e o deputado federal Beto Pereira pode encampar essa luta no Congresso Nacional e trazer para Aquidauana esse benefício, gerando economia para o Poder Público.

A utilização de energia solar em prédios do Poder Público vem se espalhando pelo Brasil desde 2016 quando o Ministério das Minas e Energia foi o primeiro órgão do governo federal a ser abastecido com energia solar fotovoltaica. Foram instaladas na época 154 placas solares no teto do edifício sede, dando uma potência de 69 kW à mini usina de geração distribuída.

Na época, segundo informações do site KinSol foram investidos R$400 mil no projeto, com a estimativa de redução com os gastos em energia de R$70 mil ao ano. Isso significa um retorno do investimento em pouco mais de 5 anos e economias anuais por pelo menos duas décadas, visto que painéis solares duram em torno de 25 a 30 anos.
Além da redução de gastos à administração pública, o sistema está proporcionando a redução de 6,4 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. 

Por conta dos fatos narrados o vereador Reinaldo Kastanha, entende que pode contar com o apoio do deputado federal Beto Pereira para priorizar esta reivindicação do município de Aquidauana.