Combate ao coronavírus foi pauta de reunião com equipe da Saúde

24/07/2020 - Por: ASCOM - Visitas: 14330

Compartilhe:

Na última quarta-feira (22) o Poder Legislativo de Aquidauana promoveu uma reunião de trabalho com a equipe da Secretaria de Saúde do Município para tratar do tema, prevenção e combate ao Coronavirus na área urbana, distritos e aldeias.


No mesmo dia, o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, pela manhã se reuniu em Campo Grande com o governador Reinaldo Azambuja e o Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende para tratar das questões relativas ao combate ao coronavirus, inclusive nas aldeias.

A preocupação tinha como foco, os casos de contágios pelo coronavirus nas aldeias de Aquidauana cuja responsabilidade pelo atendimento da comunidade é da SESAI - Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) através do DSEI – Distrito Sanitário Indígena em Mato Grosso do Sul. A SESAI coordena e executa a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).


Entre as atribuições da SESAI destacam-se: desenvolver ações de atenção integral à saúde indígena e educação em saúde, em consonância com as políticas e os programas do SUS e observando as práticas de saúde tradicionais indígenas; e realizar ações de saneamento e edificações de saúde indígena.

Durante a reunião que contou com a presença do presidente da Câmara de Aquidauana Mauro do Atlântico e dos vereadores Anderson Meireles, Nilson Pontin, Pastor Marcelo, Cláudio Alviço, Edinho Grance, Valter Neves, Aguinaldo da Saúde e Professor Bié. Várias reivindicações foram encaminhadas pelos vereadores e também pedido de esclarecimentos a respeito da atuação da Saúde de Aquidauana nesta pandemia do coronavirus.


A Secretária de Saúde Cláudia Franco Fernandes de Souza que esteve acompanhada de membros da equipe técnica da secretaria fez um relato importante das ações e das decisões tomadas para fortalecer as ações de prevenção em Aquidauana. Além do apoio efetivo a saúde indígena cujo aval foi aprovado em reunião do Conselho Municipal de Saúde após discussão no Comitê de Gerenciamento de emergência de saúde pública de Aquidauana, Cláudia esclareceu sobre a nova estrutura de triagem disponibilizada no CEM – Centro de Especialidades Médicas para atendimento preventivo a população.


Aos vereadores, a Secretaria de saúde Cláudia Souza também explanou a respeito de leitos de UTI no Hospital Regional de Aquidauana, respiradores e apoio financeiro á duas unidades de Saúde do Município, Hospital Regional Estácio Muniz que além de Pronto Socorro mantem um Centro de Triagem de Pacientes e ao Hospital do Funrural. O assunto quanto aos recursos que foram disponibilizados ao Município de Aquidauana pelo Governo Federal e Estadual para aplicação em ações de prevenção foi abordado com transparência. 


Detalhes estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Aquidauana e podem ser acessados por qualquer cidadão.  


Por outro lado, os vereadores confirmaram que estão mobilizados juntos a parlamentares do Estado e da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul reivindicando apoio efetivo ao município para que a comunidade em geral possa ser atendida com eficiência e responsabilidade. “Também fizemos questão de agradecer a todos os trabalhadores da área da saúde que colocam em risco a própria vida, atuando nos hospitais, nas unidades de saúde, nos bairros, distritos e aldeias. São ações que preservam vidas”, disse o presidente do Legislativo Mauro do Atlântico ao final da reunião.