Promover uma campanha - Voto Consciente - nas escolas do município de Aquidauana com a finalidade de estimular a conscientização e o exercício da cidadania foi sugestão do vereador Reinaldo Kastanha (União Brasil) ao juiz eleitoral da 10ª Zona, Juliano Duailibi Baungart, por meio do Ofício de nº 034/2023 (Gabinete) apresentado em plenário.
Conforme justificativa do parlamentar, essa campanha incentiva o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo.
Para o vereador, é de suma importância que os alunos se informem mais sobre a política, tenham voz ativa na sociedade, assim como, que saibam em quem vão votar, e também pesquisar se os políticos estão sendo corretos em suas ações e se estão fazendo tudo que propuseram na época do pleito eleitoral.
Reinaldo Kastanha entende que essa proposta alcança o seu objetivo, que consiste em preparar o jovem ao exercício do voto livre e consciente.