Meio Ambiente é pauta de reunião na sede do Legislativo de Aquidauana

02/08/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 11316

Compartilhe:

Na manhã da última sexta-feira (30) o vereador presidente da Câmara Municipal de Aquidauana Wezer Lucarelli (PSDB), o vice presidente Everton Romero (DEM) e o vereador do PSD – Valter Neves se reuniram com a representantes da empresa Arater Consultoria Ambiental Mayra Golin e Fernando Ibanez Martins, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aquidauana.

A empresa de consultoria Arater, segundo Mayra Golin foi contratada para assessorar ações no que diz respeito as atividades de siderurgia em Aquidauana, visando minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente que geram reclamações diárias da comunidade, que habita o entorno da empresa Simasul Siderúrgica em Aquidauana.

Mayra Golin esclareceu durante a reunião que um plano de ação está sendo formulado para que a empresa SIMASUL possa cumprir metas e dar solução as deficiências operacionais detectadas pelo IMASUL - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o que gerou a lavratura de um auto de infração. A reunião contou com a presença de Roberto Alves de Almeida representando os moradores dar região onde está instalada a empresa siderúrgica Simasul.

O vereador Everton Romero (DEM) – vice-presidente da Câmara Municipal de Aquidauana e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente entende que os reclamos da população levados ao conhecimento do Poder Legislativo por moradores dos bairros Cidade Nova e Vila Pinheiro estão sendo debatidos e priorizados. "A intenção é manter emprego, gerar novas vagas e ao mesmo tempo garantir o equilíbrio empresa/meio ambiente".
Recentemente o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente Everton Romero esteve em Pará de Minas (MG) onde conheceu o avançado projeto de siderurgia e sua convivência com o meio ambiente. “Queremos algo semelhante em Aquidauana visando reduzir ao máximo os efeitos causados pela fuligem e a fumaça que se espalham em toda área residencial no entorno da Siderúrgica Simasul”.

Já o vereador Valter Neves destacou a necessidade da dotar a cidade de uma rota para facilitar a movimentação de caminhões que transportam carvão e que chegam diariamente à cidade. “Esses caminhões com a carga com altura acima do que prevê a legislação tem causado vários transtornos ao município, o que deixa claro a necessidade de serem adotadas medidas preventivas apresentadas pelos parlamentares de Aquidauana”, frisou Valter Neves.  

O vereador Wezer Lucarelli, presidente do Poder legislativo ressaltou que enquanto Casa do Povo, é função primordial da Câmara Municipal fiscalizar e cobrar medidas que promovam o bem estar coletivo. A missão é agir em benefício da comunidade como um todo. "Esta é uma causa que abraçamos e vamos vencer, pois o interesse coletivo deve prevalecer e o meio ambiente precisa ser tratado com prioridade e responsabilidade", disse Lucarelli.

Esse tema em discussão no Poder Legislativo de Aquidauana envolve os demais vereadores, Sargento Cruz, Professor Clériton, Humberto Torres, Reinaldo Kastanha, Anderson Meireles, Sebastiãozinho do Taboco, Tião Melo, Chico Tavares, Marquinhos Taxista e Nilson Pontim.