Sessão Solene marca o início do ano legislativo em Aquidauana

02/04/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 2047

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Aquidauana realizou ontem (03) Sessão Solene de Instalação do Ano Legislativo do 1º período do quadriênio 2021/2024. A sessão foi conduzida pelo vereador Wezer Lucarelli (PSDB), presidente do Poder Legislativo. 

Na mesa de autoridades a presença do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB), do vice-presidente da Câmara, vereador Everton Romero, 1º secretário Sargento Cruz e o 2º secretário Professor Clériton. 

Durante a sessão ocorreu a fala de líderes, sendo eles Tião Melo (Solidariedade), Marquinhos Taxista (PDT), Professor Chico Tavares (PT), Valter Neves (PSD), Professor Clériton (DEM), Nilson Pontim (MDB) e Humberto Torres (PSDB). Participaram ainda do ato os vereadores Anderson Meireles (MDB) e Sebastião Rodrigues dos Santos (PSDB). 

Além da execução do Hino Nacional e do Hino de Aquidauana, ocorreu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da pandemia do coronavirus no Brasil e pela primeira vez, por decisão da Mesa Diretora do Legislativo, a professora de Educação Especial, Alessandra Pinheiro de Almeida, interprete de LIBRAS traduziu a sessão garantindo a inclusão social dos DAs – Deficientes Auditivos. 

Ainda ontem, o deficiente auditivo Michel Wanderson encaminhou mensagem informando que ele não conseguia entender o protocolo de atuação do Legislativo disciplinado através da Lei Orgânica e do Regimento Interno. “Libras na política; isso se chama INCLUSÃO”, escreveu ele.

O vereador Tião Melo, líder do Solidariedade, falou de sua expectativa e da honra em representar o partido no Poder legislativo. “Vamos juntos apresentar propostas e buscar soluções que possam garantir o desenvolvimento de Aquidauana. Nosso compromisso com a população é de harmonia e de equilíbrio entre os poderes”, frisou. 
Pelo PDT, Marquinhos Taxista agradeceu a presença de todos, enfatizando que deseja fazer um bom mandato em prol do povo de Aquidauana. ”Vamos unir forças para vencer barreiras com dedicação e trabalho”. 

Eleito vereador pelo PT, o professor Chico Tavares frisou que o destino de Aquidauana passa pelo Poder Legislativo e que está disposto a discutir busca por soluções dos problemas que se apresentem no dia a dia da gestão pública municipal. “Não fugiremos do debate naquilo que que for de interesse público e o nosso gabinete está disposição da população”, enfatizou. 

O vereador Valter Neves deixou claro que pretende trabalhar com empenho pelo desenvolvimento de Aquidauana mantendo um relacionamento de harmonia e seriedade com o Executivo Municipal. “Somos parte de um órgão colegiado e me coloco à disposição para auxiliar e apoiar os projetos de interesse coletivo. Com humildade vamos vencer as dificuldades na construção de uma sociedade justa, livre e solidária”, ressaltou o parlamentar. 

Enquanto vereador, o professor Clériton (DEM), disse que pretende cumprir esse papel honroso, mantendo diálogo pelo desenvolvimento da cidade, alertando que a construção de um município passa pela democracia. “A população espera de nós e do executivo melhorias em todas as áreas. Oportunidades de se construir com harmonia o melhor caminho para Aquidauana”. 

Líder da bancada do MDB, o vereador Nilson Pontim disse que todos estão cheios de esperança, animados e vão agir com responsabilidade pela votação que obtiveram e também pelo compromisso com a comunidade em geral.  “Desejamos ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) e sua equipe, bastante trabalho e ótimas conquistas. Tudo que for de bom para a nossa cidade terá o nosso apoio”, frisou.

Eleito pelo PSDB, Humberto Torres, enfatizou que firmou um compromisso com a comunidade. Entende ainda que a atual Mesa Diretora do Legislativo fará grande diferença na vida dos aquidauanenses. “Vamos trabalhar muito e apoiar ações em saúde neste momento de pandemia. Vamos apresentar alternativas e soluções para problemas que afligem a população”, afirmou Torres.

Ao apresentar sua mensagem aos vereadores e a população de Aquidauana, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) destacou preocupação com a crise sanitária e econômica, o que aumenta as dificuldades financeiras dos municípios. “Ainda não sabemos como vamos sair dessa crise, a vacina está demorando e nós estamos na espera”, disse.

A COVID-19 afetou muita gente e Aquidauana perdeu 83 vidas além de confirmar um grande número de infectados. “A gente espera passar por este momento e para isso preciso do apoio de cada vereador. Cada um dos parlamentares tem acesso a lideranças políticas importantes que podem viabilizar recursos para investimentos em ações que promovam melhorias na qualidade de vida de nossa gente”, explicou o chefe do executivo.

O presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Wezer Lucarelli (PSDB) abriu seu discurso declarando que 2021 é o ano da esperança. 2020 deixou grandes lições e foi marcado pelo sofrimento de milhares de famílias. “Temos capacidade para fazer o melhor e Aquidauana fez ótimas escolhas. Ao Poder Legislativo, agora cabe ser eficiente e pautar temas que possam auxiliar o Município na busca pelo desenvolvimento e prosperidade”.

Manter empregos e construir uma pauta ambiental são opções a serem adotadas, além de fazer do Legislativo Municipal a “Casa do povo”. “Não podemos agir para descontruir, afinal os problemas não são só do prefeito, “são de todos nós”, destacou Lucarelli que também pretende fazer da devolução de recursos do duodécimo uma alternativa para garantir investimentos. 

Wezer Lucarelli encerrou sua fala lembrando do Banco Santos, uma dívida de quase 30 anos e que foi sanada graças ao empenho da gestão do atual prefeito Odilon Ribeiro, através de um trabalho conjunto envolvendo o 1º escalão do Poder Executivo; dando a entender que o desafio motiva e a união é solução. “Nosso compromisso é continuar trabalhando por Aquidauana”.