Neves pede apoio da deputada Rose Modesto para a reforma do Núcleo de Saúde do Município

28/05/2020 - Por: ASCOM - Visitas: 7462

Compartilhe:

O vereador Valter Neves (PSD), por meio do Ofício de nº 024/2020 (Gabinete) solicitou à deputada federal Rose Modesto (PSDB), recursos federais para a obra de reforma do prédio do Núcleo de Saúde de Aquidauana onde funciona o Cem (Centro de Especialidades Médicas do município).

Conforme informa o parlamentar, o pedido se dá emergencialmente face aos inúmeros problemas de ordem funcional, que atingem as  instalações físicas  daquele Núcleo, exemplo, o auditório, cujo teto desabou e foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por meio da  Certidão de Ocorrência nº 17/1 SGBM/IND/2017.

Ainda segundo ele, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) esteve por duas vezes no local avaliando os estragos, inclusive houve até a formatação de um orçamento há quatro anos, no valor de R$ 154 mil, para realização de reforma, porém, o projeto não foi executado até hoje.

“No dia 13de maio de 2020, devido as chuvas torrenciais registradas em nossa cidade,  deparou-se (os funcionários) com uma situação calamitosa, ou seja,  com o prédio alagado. Inclusive, o setor onde estão armazenados os medicamentos  pelo fato de estarem  suspensos nos estrados não foram atingidos pela água”, lembra.

Ele ainda pontuou, que por causa da infiltração no teto, mesas e teclados de computadores molharam, bem como,  documentos foram perdidos. Além disso, acrescenta, houve alto risco de curto circuito no local, visto que, a água aparentemente escorreu pelas tomadas, luminárias e paredes. 

“A lâmina de água em alguns pontos de maior circulação atingiu 2,5cm, formando poças imensas”, completa.

Por conta de tudo isso, ele acredita que há a necessidade da reforma, incluindo a troca do telhado; revisão na rede elétrica ( lâmpadas que se acham queimadas em razão da água que escorre pelo teto  a ponto de encharcar toda fiação); reforma do auditório e troca de canaletas ( devido a ninhos e fezes de pombos. Urubus se alimentam das mesmas  fezes e pombas mortas  - fatos que já foram registrados).

“Quando chove toda a sujeira causada pelos pássaros desce para o Cem ,acompanhada pela fedentina, tornando o local insalubre”, finaliza.

Neves, portanto, espera contar com o apoio político da deputada a fim de que esse projeto de reforma desse prédio possa ser concretizado a fim de dar segurança aos funcionários e comodidade aos usuários que procuram aquela unidade de saúde.