Aguinaldo: projeto prevê implantação do Programa de Atendimento ao Paciente com Câncer e seus Familiares

22/05/2020 - Por: ASCOM - Visitas: 727

Compartilhe:

O projeto de lei de autoria do vereador Aguinaldo da Saúde (Podemos), que estabelece diretrizes para a implantação do Programa de Atendimento ao Paciente com Câncer e seus Familiares, no município Aquidauana, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.

Conforme esclarece o parlamentar, por meio desse instrumento, as unidades de saúde poderão assegurar tratamento humanizado, melhorar a qualidade de vida destes pacientes e contribuir para o seu acolhimento no período do tratamento.

A proposta, segundo ele, elenca o atendimento às diretrizes de formação de equipes multidisciplinares para atuarem em estabelecimentos públicos de saúde com ações de promoção e cuidado às pessoas com câncer; de respeito às diversidade étnico raciais, culturais, e sociais, se houver, e de assistência moral, psicológica e social.

“Ter um familiar diagnosticado com câncer é sempre motivo de ansiedade e incertezas para o próprio paciente e seus familiares. O Programa em epígrafe pode se tornar um suporte especial para que se saiba mais sobre a doença, suas etapas de tratamento e a forma de enfrentá-la”, completa.

O projeto segue para as Comissões Permanentes da Casa de Leis a fim de ser analisado pelos seus membros, a legalidade e constitucionalidade do texto antes de ir ao plenário para discussão e votação durante Sessão Plenária.