Ligação clandestina de esgoto é tema de discussão no Legislativo

06/03/2020 - Por: ASCOM - Visitas: 899

Compartilhe:

Vereadores da Câmara Municipal de Aquidauana promoveram importante reunião com presença do Gerente da Sanesul de Aquidauana Danilo Pires do Espírito Santo e o Coordenador da Vigilância Sanitária Carlos Zanin, por iniciativa do vereador professor Bié. Na pauta o problema da ligação de rede de esgoto irregular na vila Cidade Nova e pode ser denunciado. Em alguns casos em outras bairro de Aquidauana o morador está conectando o esgoto na galeria de água pluvial (Drenagem). 

Com relação a estes fatos o morador pode ser notificado pela vigilância sanitária e sofrer sanções. A ligação clandestina prejudica a comunidade e ameaça a saúde de todos. A Sanesul está priorizando a construção de uma estação elevatória, para que o esgoto produzido por cerca de 900 casas na vila Cidade Nova possa ser despejado na Estação de Tratamento de Esgoto de Aquidauana que ainda tem capacidade para executar o tratamento. 

A reunião contou com a presença dos vereadores Mauro do Atlântico (Presidente do Legislativo), professor Bié, Anderson Meireles, Youssef Saliba, Lenilda Damasceno, Nilson Pontim, Agnaldo da Saúde, Edinho Grance, Pastor Marcelo, Cláudio Alviço e representante do vereador Valter Neves.

Na oportunidade Danilo Pires explicou aos vereadores que a empresa contratada pela Sanesul para a implantação de 40 km de rede de esgoto em Aquidauana realizou apenas 11 km e abandonou a obra. Uma nova empresa deve ser licitada para dar continuidade ao projeto original que prevê ainda a construção de duas estação elevatória, uma delas para atender a região da Vila Cidade Nova, que tem a rede de esgoto pronta, mas ainda não está conectada.