Lenilda homenageia psicóloga da Unidade de Acolhimento do município

29/11/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 781

Compartilhe:

A psicóloga Lana Graciela Silva Borges pelo trabalho prestado à Unidade de Acolhimento do município – subordinada à  Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS)  - recebeu homenagem da vereadora Lenilda Damasceno (PDT) durante a Sessão legislativa.

Conforme justificativa da parlamentar, a unidade possui papel fundamental no âmbito do município, uma vez que acolhe crianças e adolescentes que se encontram com medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. 

“O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica”, lembra.

Segundo ela, o  objetivo da unidade de acolhimento é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela). 

“Destacamos  o excelente apoio e suporte dispensado por parte da psicóloga Lana Graciela em relação à preservação e fortalecimento das relações familiares e comunitárias das crianças e dos adolescentes que frequentam  aquela unidade e que dispõem de  atendimento psicológico, afeto e atenção” completa.

Uma Moção de Congratulações, lida e aprovada em plenário, foi entregue pessoalmente pela autora à homenageada  durante a Sessão Legislativa.