Marcelo sugere palestras nas escolas municipais sobre o uso de bebidas energéticas

29/11/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 730

Compartilhe:

Promover palestras nas escolas municipais, com enfoque sobre o uso de bebidas energéticas em excesso e adicionadas a bebidas alcoólicas, foi sugestão do vereador Marcelo Garcia (Patriota) ao Executivo Municipal de Aquidauana.

Conforme justificativa do parlamentar, as bebidas energéticas foram criadas para incrementar a resistência física, proporcionar reações mais rápidas, aumentar o estado de alerta mental, evitar o sono, proporcionar sensação de bem-estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas ao corpo.

Segunda ele, essas bebidas  são muito utilizadas por atletas, motoristas e caminhoneiros, no entanto, quando o consumo é associado a bebidas alcoólicas se transformam em um coquetel perigoso para a saúde, podendo desencadear uma série de transtornos como convulsões, arritmias e morte súbita.

“Temos visto no cenário nacional e internacional, diversas matérias e noticias sobre o tema, pois são inúmeros os casos onde o uso em excesso da bebida energética, ainda, a sua combinação com o álcool, tem levado jovens a morte”, alerta.

Ele esclarece,  que o problema envolvendo a bebida energética não se limita a combinação com o álcool, porém, é o uso que mais tem repercutido negativamente no cenário nacional.

“Não obstante, temos notado em diversas localidades do nosso município, grande concentração de jovens em conveniências e bares, fazendo o uso de bebidas energéticas, o que é pior, combinando o energético com bebidas alcoólicas, o que tem chamado a atenção deste parlamentar”, acrescenta.

O parlamentar tem conhecimento que o regramento sobre a matéria levantada é cunho da Federação, entretanto, notória a necessidade de se esclarecer, via palestras educacionais, que o uso em excesso de mencionada bebida, ainda, o uso em combinação com a bebida alcoólica, pode trazer sérios riscos a saúde de jovens, inclusive, podendo levar a morte.

Conforme destaca, o envolvimento do poder público, via de regra, por meio das secretarias de educação e saúde, se faz necessário, a fim de alertar a  juventude sobre os riscos do consumo desenfreado da bebida energética e sua combinação com o álcool, para que casos como o ocorrido no estado do Paraná, não se torne concreto em no município

“Necessário destacar, que não se pretende proibir ou limitar a venda de citada bebida, o que se persegue é deixar a nossa população e principalmente a nossa juventude em alerta sobre os riscos do consumo descabido dos energéticos”, conclui.