Alviço homenageia doutores da área de Geografia da UFMS

14/11/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 915

Compartilhe:

Os professores/doutores Paulo Roberto Jóia e Jaime Ferreira da Silva, hoje aposentados, pelos relevantes serviços prestados à ciência, à comunidade acadêmica, ao aquidauanense e à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), receberam  do vereador Cláudio Alviço (Patriota) homenagem durante a Sessão Legislativa.

Conforme revelou o parlamentar, Paulo Jóia  nasceu em Corumbataí, Estado de São Paulo, em 1961. Graduou-se em Geografia e concluiu o mestrado e doutorado também em Geografia. 

Em 1985 ingressou na UFMS, Campus de Aquidauana. Realizou diversos trabalhos publicados sobre Aquidauana, Anastácio e região, envolvendo assuntos relacionados à urbanização, economia, transporte, resíduos sólidos e turismo. 

Atuou nos cursos de Geografia e Turismo do CPAQ( antigo Centro Pedagógico de Aquidauana) e no curso de Mestrado em Geografia..

Já  o professor/doutor Jaime Ferreira da Silva, filho do ferroviário José Ferreira da Silva, e da dona de casa Angélica Ferreira da Silva, nasceu Aquidauana, no bairro Alto, sito à  Rua Antônio João, precisamente na casa de nº 980. A casa ainda existe, porém estado de ruína. 

A data precisa de seu nascimento foi no dia 25 de agosto de 1950, em que se comemora seu aniversário, entretanto, ele  foi registrado dia 15 de setembro de 1950. 

Em dezembro de 1973 contrai matrimonio com Dalva Benevides da Silva, dona de casa, com quem tem três filhos, Wanessa Ferreira da Silva-Pedagoga; Wagner Ferreira da Silva-Militar e Thiago Ferreira da Silva-Engenheiro Civil.

Ele é Geógrafo graduado pelo Instituto de Planejamentos e Estudos Ambientais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), com especialização em Geografia, área de concentração espaço e organização regional, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PR; mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Engenharia Civil, área de concentração Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). 

Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Matos Grosso do Sul, atuando nos curso de Geografia, Turismo e no programa de Mestrado em Geografia. Tem experiência na área de Geociências e ciências exatas, com ênfase em Geocartografia, Topografia e Geodésia atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, cartografia, uso e ocupação do solo, levantamento topográfico, vegetação e meio ambiente.

Os dois doutores, ao lado dos demais pares, receberam  Moções de Congratulações,  de autoria de Alviço (que retratam o reconhecimento da Casa de Leis), entregues pessoalmente aos homenageados em plenário.