Audiência debate o ensino superior publico em Aquidauana

13/06/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 13158

Compartilhe:

Na noite da ultima terça-feira (11) aconteceu no plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana uma audiência publica envolvendo as instituições de Ensino Superior, entre elas a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 

A proposição para realização do evento foi do vereador Cláudio Alviço que fez questão de agradecer o comparecimento de todos.

A audiência Publica foi conduzida pelo vereador-presidente Mauro do Atlântico e contou com a presença de autoridades municipais e representantes das instituições. Na mesa de debates, além dos vereadores já citados, registramos a presença dos vereadores Anderson Meireles e Lenilda Damasceno. 

A professora Ivone Nemer, Secretária de Educação do Município representou o prefeito Odilon Ribeiro ao lado do professor Auri Frubel – Diretor do Campus de Aquidauana da UFMS, professor Elói Panuchcki – Gerente da UEMS – Unidade de Aquidauana e a professora Hilda Ribeiro Romero – diretora do IFMS-Aquidauana. 

O evento cujo tema foi “Ensino Superior Publico – sua importância no contexto regional” atraiu excelente publico e abriu oportunidades para se debater o ensino superior que faz da cidade um pólo educacional, recebendo alunos de vários municípios da região e até de outros estados da Federação. A audiência ainda oportunizou o compartilhamento de informações a respeito da universidade publica e sua importância para Aquidauana e região no desenvolvimento social e econômico.  

A audiência publica foi abrilhantada pela presença do vice-reitor da UEMS e reitor eleito prof. Laércio Alves de Carvalho, Marcos Masaaki Izeki representando a Policia Militar de Aquidauana, Francisco Augusto Fernandes – 2º Tenente representado o 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, Paulo Reis representando o deputado estadual Felipe Orro, Francisco Tavares, presidente do SIMTED - Aquidauana e o professor Antonio Firmino de Oliveira Neto representando a ADUFMS - Associação dos Docentes da UFMS.

Cada representante das instituições teve a oportunidade de apresentar uma avaliação da unidade de ensino, suas dificuldades, metas, planejamento e o valor investido em Aquidauana, o que contribui com o fortalecimento da economia local. O contingenciamento de recursos pelo Ministério da Educação (MEC) se for mantido, pode ter conseqüências graves para uma cidade forte na educação superior publica como é o caso de Aquidauana. 

Em defesa do Ensino Superior houve várias manifestações, entre elas a do professor Julimar Squiavo – Coordenador de Pós Graduação da UEMS, professor Sóstenes Renan Carvalho (IFMS), professor Fernando Farias (UFMS, e professora Eva Teixeira dos Santos também da UFMS. Pelos acadêmicos usaram da tribuna Fábio (UEMS, Bruno Zanella (IFMS) e Sabrina Policárpio (UFMS. 

O acadêmico indígena Kali Aurélio entregou um documento de agradecimento ao prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro por garantir o transporte dos universitários indígenas das diversas aldeias, entre elas as que estão localizadas no Distrito de Taunay. O documento foi entregue à Secretaria de Educação, professora Ivone Nemer que falou em nome do Poder Executivo.

Após o uso da tribuna foi franqueada a formulação de perguntas por escrito e todas foram respondidas pelas autoridades presentes, esclarecendo pontos, assumindo compromissos com o Ensino Superior Publico e enaltecendo a importância de se priorizar a educação.

Um documento de conteúdo reivindicatório será elaborado pelo Poder Legislativo e encaminhado para as diversas autoridades do Município, Estado e do Governo Federal. 

O documento terá também como destinatários os parlamentares de MS na Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado da Republica. “Há que se garantir condições financeiras adequadas para o pleno funcionamento das unidades de ensino superior de Aquidauana”, disse o vereador Mauro do Atlântico – presidente do Poder Legislativo de Aquidauana no final desta audiência publica considerada histórica por ter reunido aqueles que labutam diariamente pelo Ensino Superior em Aquidauana, e ainda acadêmicos e autoridades em um mesmo ambiente em ato de defesa da EDUCAÇÃO SUPERIOR.