Câmara de Aquidauana recebe alunos da Escola Erso Gomes e lideranças indígenas

05/06/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 14521

Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira ocorreu o hasteamento dos Pavilhões Municipal Estadual e Nacional com execução do Hino do Brasil pela Banda da Escola Erso Gomes e do Hino de Aquidauana em frente a sede do Poder Legislativo de Aquidauana. 

A Coordenadora Regional da Casa Civil do Governo do Estado Juliana Pereira Almeida participou do hasteamento ao lado da Secretária de Educação do Município de Aquidauana Ivone Nemer e do presidente da Câmara Mauro do Atlântico.

Dezenas de alunos, professores e convidados participaram do ato que possibilita aos alunos conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos vereadores de Aquidauana. 

A professora Ivone Nemer fez parte da mesa de autoridades ao lado do presidente da Câmara de Vereadores Mauro do Atlântico. Na oportunidade ela enfatizou a importância de se abrir as portas do Legislativo para as crianças da rede municipal de ensino, pois é um exercício de cidadania.

A diretora da Escola Municipal Erso Gomes, professora Clarice, também fez um pronunciamento.

Durante a Sessão ordinária, a primeira do mês de junho, diversas lideranças indígenas se fizeram presentes no Plenário Estevão Alves Correia e representando os anseios dos indígenas da nação Terena usaram da tribuna os caciques Célio Fialho (Aldeia Bananal), Ozéias (Buritizinho), Sebastião Caetano (Limão Verde), professor Arcênio Dias (Limão Verde) e Tico Lipú da aldeia urbana.

A questão da Saúde Indígena é o foco da discussão, pois os indígenas estão preocupados com a possibilidade de municipalização da Saúde Indígena por parte do Governo Federal. Vários vereadores tiveram a oportunidade de abordar o tema e decidiram por votar na próxima sessão uma Moção de Apoio às reivindicações da comunidade Terena.

A sessão contou com a presença dos vereadores Valter Neves, Lenilda Damasceno, Pastor Marcelo, Anderson Meireles, Sebastiãozinho do Taboco, Agnaldo da Saúde, Youssef Saliba, Professor Gabriel (Bié), Edinho Grance, Cláudio Alviço e Moacir Pereira. O único ausente foi o vereador Nilson Pontim, justificada com apresentação de atestado médico.