Mauro pede capacitação para servidores da área de psicologia do município

17/05/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 852

Compartilhe:

O pedido de capacitação  de servidores da área de psicologia, por meio de  Curso Avançado de Interpretação WISC IV como instrumento neuropsicológico, com ênfase clínica na apreciação dos resultados, foi feito pelo vereador Mauro do Atlântico (MDB) à secretária municipal de Saúde e Saneamento, Ana Lúcia Alves Correa (Tuca), com cópia à secretária municipal de Educação, Ivone Nemer de Arruda, e ao prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB), por meio de Indicação apresentada  em plenário.

Conforme esclarece o parlamentar, o instrumento WISC IV é um dos testes mais usados no Brasil para avaliação da inteligência de crianças e adolescentes. 

Sua aplicação, correção e interpretação, de acordo com ele, vai muito além da mecânica do manual,  e o  curso proposto tem como intuito desenvolver as habilidades de interpretação dos resultados do instrumento, bem como  proporcionar ao psicólogo avaliador um amplo entendimento do funcionamento cognitivo, sendo possível identificar talentos e deficiências intelectuais, capacidades e dificuldades de percepção em crianças e adolescentes em diferentes condições neurológicas e de desenvolvimento, auxiliando no planejamento de tratamento, tomada de decisão clínica e/ou pedagógica. 

“Através do WISC IV, é possível realizar uma avaliação minuciosa de muitas funções cognitivas, bem como ajudar na identificação de patologias e transtornos, portanto, indicada para vários objetivos e em vários contextos”, acrescenta.

Segundo ele, o  quadro de servidores da Prefeitura não dispõe de psicólogos com esse tipo de qualificação para atender uma crescente demanda, tendo o paciente que ser encaminhado para Campo Grande a fim  de fazer o exame em  caráter particular. 

“O exame chega a custar aproximadamente dois mil reais, sendo que o SUS  (Sistema Único de Saúde) dificilmente cobre esse tipo de tratamento, fazendo com que os pacientes entrem com ações judiciais. O curso custa aproximadamente R$500,00 para cada profissional. Entendemos  que o custo para o cofre público seja irrisório diante do tamanho do benefício que será proporcionado à população de Aquidauana”, avalia.