Vereadora reivindica estudo para recuperação e revitalização do Córrego João Dias

07/05/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 782

Compartilhe:

A vereadora Lenilda Damasceno apresentou reivindicação encaminhada ao prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, ao Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turine, ao deputado federal Beto Pereira, ao Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, solicitando a formalização de uma parceria que viabilize a elaboração de um estudo que possa projetas ações de recuperação e revitalização do Córrego João Dias, que corta a área urbana de Aquidauana.

Em sua justificativa, a vereadora Lenilda Damasceno diz que a associação do crescimento acelerado da urbanização aliada à falta de planejamento tem sido uns dos principais responsáveis pela degradação ambiental de muitos municípios brasileiros e situação similar ocorre em Aquidauana.

O crescimento populacional desordenado, a construção de casas na proximidade dos rios e a falta de conscientização na questão de preservação dos recursos hídricos fazem com que a situação da poluição dos rios, córregos e várzeas só se agrave com o passar do tempo.

Estes recursos hídricos se tornam receptores de esgotos domésticos, sujeiras e entulhos, prejudicando o pleno curso da água podendo levar até à escassez da mesma. Situação corroborante a isso se dá a partir do desmatamento e retirada da mata ciliar nas imediações dos recursos hídricos, permitindo que a água das chuvas escoe juntamente com areia e sujeira, resultando no assoreamento de rios e córregos. 

Diante dessa situação espero que essa proposição encontre o respaldo necessário na busca da solução dos problemas relatados na Sessão ordinária realizada na ultima quinta-feira (02.5) no Plenário Estevão Alves Correa da Câmara Municipal de Aquidauana.