Projeto de Cláudio Alviço Institui a Semana Municipal de Incentivo a Doção de Medula Óssea

26/04/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 756

Compartilhe:

Projeto de lei, de autoria do vereador Cláudio Alviço (Patriota), que “Institui a Semana Municipal de Incentivo a Doação de Medula Óssea” no Município de Aquidauana-MS, foi discutido e aprovado pela Câmara Municipal durante  Sessão Legislativa, em segunda votação.

Conforme justificativa do projeto, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2018, 5,19 homens em uma população de 100 mil indivíduos foram acometidos com leucemia em Mato Grosso do Sul.

Entre as mulheres aproximadamente 4,89 em uma população de 100 mil foram vítimas dessa grave doença. Em MS, em média geral, 4,83 pessoas entre homens e mulheres, que corresponde a 133.809 é  considerado  um número alto e alarmante.

Contudo, há falta de conscientização das pessoas em se tornarem doadores. “ No último dia 23 de março, perdemos um grande amigo (Claudinei Castilho), pai de família, profissional, vítima dessa doença”, lembra o parlamentar na justificativa da matéria.

O  projeto segue para o Executivo a fim de ser analisado, sancionado ou vetado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) de acordo com os parâmetros da lei.