Aguinaldo: implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal

15/10/2018 - Por: ASCOM - Visitas: 1987

Compartilhe:

Projeto de lei, de autoria do vereador Aguinaldo da Saúde (PDT), que dispõe sobre a implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal, foi lido em Sessão Legislativa). 

Conforme o projeto, a medida tem por objetivo a prevenção de disfonias (perda parcial da voz) em professores da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Ainda segundo a matéria, é relevante a crescente procura de profissionais da área da educação por tratamento médico devido ao sucessivo desgaste da voz e das cordas vocais.

Sabe-se que o instrumento mais importante pelo professor é a sua voz. E para que esta não venha  sofrer danos – muitas das vezes, irreversíveis – com o decorrer dos anos necessita de constantes cuidados.

“A fim de preservar a sua saúde física e possibilitar a esses profissionais condições de trabalho favoráveis e constatando a inexistência de programas que visem esse propósito, apresentamos o projeto em questão”, explica.

Ele explica também o reconhecimento da importância desses profissionais na formação – não apenas de conteúdos, como também moral e emocional –  dos jovens e crianças.

Para o exercício da função, esclarece o parlamentar, fica ao Executivo, a tarefa da implantação do Programa de Saúde Vocal, cujo projeto se encontra sob análise jurídica nas Comissões Permanentes da Casa.