Aguinaldo: projeto cria programa de esportes para idosos

28/09/2018 - Por: ASCOM - Visitas: 727

Compartilhe:

Projeto de lei, que cria o programa de esportes para atendimento  aos  idosos dos  bairros do município, foi apresentado pelo vereador Aguinaldo da Saúde (PDT) em Sessão Legislativa.

Conforme justificativa do  autor, com o aumento da expectativa de vida da população, o desenvolvimento da ciência tem demonstrado que a atividade física regular é uma das mais importantes formas de se assegurar que as pessoas cheguem a terceira idade com saúde física e  mental.

Ainda segundo ele, a atividade física é responsável por melhores condições de vida para quem a prática, reduzindo ou retardando a ocorrência da maioria das doenças crônicas, tais como: hipertensão arterial, diabetes e artrite. Existe estudos apontando que cerca de 85% da população idosa é portadora de alguma doença crônica.

Para o parlamentar, nesse contexto, a adoção de políticas públicas que incentivem a prática desportiva por pessoas idosas, se apresenta como iniciativa capaz de melhorar a sua qualidade de vida, bem como, impactar positivamente na redução da prestação de serviços públicos de saúde, que é uma das maiores despesas que os governos  têm a responsabilidade de manter.

O projeto encontra-se em fase de tramitação nas Comissões Permanentes da Casa de Leis para ser  analisado a sua   legalidade e constitucionalidade antes de ser encaminhado ao plenário a fim de ser discutido e votado pelos parlamentares.