Aguinaldo: projeto implanta programa “Meia-Consulta”

01/06/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 637

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Aguinaldo da Saúde (PDT), que autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com clínicas médicas  visando a implantação do Programa Meia Consulta junto aos  pacientes hipossuficientes do município, foi aprovado  pela Câmara Municipal em Sessão Legislativa.

De acordo com o vereador,  muitos brasileiros já trabalham com o sistema de meia-consulta. Várias clínicas, segundo ele, trabalham com desconto no valor das consultas para pacientes hipossuficientes [pessoa que não é auto-suficiente], todavia, preferem realizar parceria com o município, visto que, não há condições de oferecer desconto a todos eles.

“O município pode promover de forma mais eficiente a triagem  dos pacientes  que não reúnem condições de arcar com o valor total da consulta, mas que também não queiram esperar pela consulta pública”, comentou.

Segundo ele, muitos pacientes preferem pagar meia-consulta a esperar o atendimento, que demora em média de 15 a 30 dias na rede pública devido a grande demanda, principalmente em determinadas especialidades.

“Essa parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público é de grande importância para os pacientes, pois, além de  ajudar a desafogar o número de consulta na rede pública, fomenta a demanda nas clínicas particulares, que ainda poderão usufruir de benefícios fiscais”, acrescentou.

A medida, esclarece, contribui  para um serviço mais rápido do paciente devido a menor espera de atendimento na rede privada.

“O correto é que todos poderiam ser atendidos sem distinção pela rede pública, mas infelizmente o sistema  de saúde pública no Brasil é precário e alternativas paliativas devem ser adotadas com políticas públicas que visem minimizar esse problema”, finalizou.

 O projeto segue para o executivo a fim de ser sancionado ou vetado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) conforme estabelece a legislação municipal vigente.