Câmara aprova benefícios a doadores de sangue

04/04/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 7503

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (PSB), que concede benefícios para doadores voluntários de sangue, foi aprovado pela Câmara Municipal.

Segundo o autor,  a medida tem por objetivo fortalecer a doação de sangue na cidade em virtude das dificuldades enfrentadas pelo hemocentro local em manter estoques.

Conforme explica o  parlamentar, a situação do sangue no Brasil melhorou imensamente após a proibição de seu comércio pela Carta de 88. Contudo, acrescentou, o País e não diferente do município vive uma crise vertiginosamente e os bancos de sangue têm sido incapazes de atender a demanda diária, fato que tem provocado perdas de vida, que poderiam ser evitadas se houvesse um grande numero de doadores permanentes.

Para o  parlamentar, a quantidade de pessoas que realizam concursos é crescente e atualmente são milhões de brasileiros envolvidos nesse processo.

 “Trata-se, sem dúvidas, de uma oportunidade relevante para estimular especificamente os aquidauanenses pela  isenção da taxa de inscrição, ou seja, os que realizam concurso a se tornarem doadores de sangue”, completou.

Portanto, o projeto objetiva oferecer mais uma alternativa de estímulo para ampliar o cadastro e a captação de doadores de sangue regulares.

A matéria para entrar em vigor  depende  do crivo do prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), que pode sancionar ou vetá-la em conformidade com a legislação vigente.