Mauro propõe a implantação do SEI na Câmara e Prefeitura

13/03/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 671

Compartilhe:

Estudo de implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal/TRF (4ª região – RS/SC/PR) em software 100% livre e a cessão de uso gratuito para os órgãos públicos, foi solicitado pelo vereador Mauro do Atlântico (PMDB) ao presidente da Casa de Leis, vereador Valter Neves (PSDB), por meio de Indicação.

Segundo explicou o parlamentar, trata-se de uma ferramenta de gestão, necessária, que facilitará a tramitação de processos e informações entre os entes, diretorias e gabinetes de vereadores a fim de proporcionar mais agilidade e transparência à população.

“É uma nova realidade digital, uma necessidade da nossa sociedade atual transformar documentos físicos em digitais. Sustentabilidade, eficiência e desburocratização são as características desse no sistema”, esclareceu.

Mauro do Atlântico destaque, que os processos em papel, além de serem dispendiosos aos cofres públicos são onerosos ao meio ambiente.  

Para ele, a plataforma SEI irá gerar inúmeros ganhos para o município, como por exemplo, agilidade nas análises, nos trâmites e na gestão de processos; redução do custo com papel, impressões, veículo, protocolo, estoque de suprimentos, aumento da segurança na transmissão e agilidade  na busca de documentos, entre outros.

O parlamentar esclareceu, ainda, que, para utilizar o SEI, o município terá que assinar um acordo de cooperação com o TRF-4, cuja medida segue a recomendação do Decreto nº 8539, de 08/10/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da  administração pública.

Essa mesma proposta  também sugerida ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), com cópia ao gerente municipal de Administração, por meio de Indicação.