Lenilda: ações na área de educação indígena

20/02/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 2881

Compartilhe:

Reparos  no telhado do ESF ( Estratégia da Saúde da Família) , localizado na aldeia Buritizinho, foram solicitados pela vereadora Lenilda Damasceno (PDT) ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), com cópia aos gerentes municipais de saúde, Eduardo Moraes dos Santos e Obras e Serviços Urbanos, Mac, por meio de Indicação.

O mesmo expediente, solicitando essa medida, foi endereçado pela parlamentar aos caciques das aldeias indígenas, Buritizinho, Josué Martins; Limão Verde, Arcênio Francisco Dias; e do Córrego Seco, Ramão.

Conforme justificativa da vereadora, naquela unidade da ESF existe um vazamento, que pode estragar o forro e as paredes, de acordo com informações do cacique Josué Martins.

No entanto, acrescentou, trata-se de um concerto simples que pode ser realizado em poucas horas e com custo inferior a hum mil reais.

Outro pedido de Lenilda Damasceno ao prefeito, com cópia a diretora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Aquidauana, Ilda Ribeiro Romero, e aos demais caciques dessas aldeias indígenas, refere-se a um transporte para conduzir os jovens indígenas até o IFMS  onde  se encontram matriculados nos cursos técnicos profissionalizantes.

Em outra solicitação, a vereadora, também por meio de indicação, quer que o presidente da Empresa de Telefonia vivo, no Brasil, Eduardo Navarro de Carvalho, com cópia ao prefeito e as lideranças indígenas, viabilize a instalação de uma torre em um dos morros dessas aldeias a fim de que a população indígena e adjacências tenham  acesso a telefonia celular de boa qualidade e  também a Internet.

 Segundo ela, naquela região existem muitos jovens que estão participando de cursos de graduação online (a distância), porém, sem a Internet torna-se muito mais caro e difícil devido às longas viagens até a cidade para acessar as aulas, razão pela qual pede o serviço.