Meireles: projeto institui o “Dia da Consciência Indígena”

09/06/2016 - Por: ASCOM - Visitas: 7088

Compartilhe:

Projeto de lei, de autoria do vereador  Anderson Meireles (PSB), autoriza o Executivo a instituir o “Dia da Consciência Indígena” no âmbito do município, no dia 19 de abril, tornando a data feriado municipal.

Nesta data, conforme justificativa do parlamentar, ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena.  Segundo ele, nas escolas, por exemplo, os alunos costumam desenvolver pesquisas sobre a cultura indígena, exposições e atividades ligadas à data.

“Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção das  terras e respeito  às manifestações culturais”, acrescenta.

Nas aldeias indígenas de Aquidauana, comenta o vereador, não é diferente, pois muitas famílias se reúnem com amigos para comemorar esta data tão especial. Por isso,  completa Meireles,  a instituição de feriado na data da Consciência Indígena vem ao encontro do interesse público e busca valorizar o papel desempenhado por esta etnia, que antecedeu todas as demais na construção do Brasil.

“Se formos exaltar os sacrifícios  das demais raças e etnias, devemos também destacar os índios brasileiros, até por uma questão de equidade”, completa.

No município, Meireles destaca a Lei 2329/2014 de autoria da colega, vereadora Luzia Cunha (PT), que garante apoio  do Executivo na realização dos festejos do Dia 19 de abril, incluído no calendário de eventos do município.

O projeto, lido na sessão ordinária da terça-feira (07.06.2016), já se encontra em fase de tramitação no âmbito das Comissões Permanentes da Câmara Municipal para análise e parecer.