Mauro: pede reavaliação no critério de regulação de “vaga zero”

22/10/2015 - Por: ASCOM - Visitas: 567

Compartilhe:

O vereador Mauro do Atlântico (PT), por meio de Ofício (Gabinete), pediu à presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputada estadual Mara Caseiro,  que envide esforços no sentido de reavaliar o critério de regulação de vaga zero na Capital.

Isso porque, segundo ele, o critério para regular paciente via vaga zero é “excessivamente rigoroso, que chega à beira da desumanidade” na medida em que o procedimento somente é autorizado quando o paciente atinge um estágio de “morte iminente”.

Conforme esclareceu o parlamentar, em 90% dos casos as solicitações não se justificam as transferências – por isso, acrescentou, se for levar em consideração esse critério, os outros 10% estariam expostos ao risco de  vida em um eventual erro de avaliação.

“Pedimos atenção para o assunto e, se possível, a flexibilização em favor da vida nas concessões de autorizações para vaga zero", concluiu.

Outro Ofício, porém,  enviado à bancada federal de Mato Grosso do Sul, Mauro do Atlântico quer que os deputados e senadores envidem esforços a fim de se buscar junto aos órgãos competentes da esfera federal, recursos para a reforma e revitalização do único Ginásio Esportivo de Aquidauana, que se encontra interditado pelos bombeiros.

Ele informou à bancada que a obra está orçada em cerca de R$1,2 mi, o que se torna de fundamental importância o comprometimento dos parlamentares para viabilizar esses recursos.