Mauro quer o funcionamento da UPA com base em Portaria Ministerial

06/03/2015 - Por: ASCOM - Visitas: 562

Compartilhe:

O vereador Mauro do Atlântico (PT), por meio da Indicação de nº 043/2015, pediu ao prefeito José Henrique Trindade (PDT), com cópia ao gerente municipal de Saúde e Saneamento, Dufles Pinto de Souza, que envide esforços a fim de se colocar em funcionamento a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, no bairro da Serraria.

Conforme explicou o parlamentar,  essa solicitação baseia-se na Portaria de nº 342 de 04 de março de 2013, do Ministério do Estado de Saúde, que dispõe sobre o incentivo financeiro de investimentos para a UPA 24h e  na Seção III que estabelece prazos para conclusão da obra e início do funcionamento.

Ainda segundo Mauro, a obra teve início no dia 10 de janeiro de 2012, com a assinatura da ordem de serviços expedida pelo Executivo, com incentivo financeiro na ordem de R$ 1,4 milhão dividido em três parcelas  e já recebidas pelo município – conforme ato publicado no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul (DOEMS), página 27 de 10 de novembro de 2014. [ ...].

 No entendimento do parlamentar todas as etapas foram  pactuadas em conjunto com o Estado e município, portanto, na realidade atual, não se justifica protelar o início do funcionamento da UPA. [ ...].  A unidade, acrescentou o vereador, reduzirá a espera de atendimento ,exames correlatos e evitará o deslocamento desnecessário e excessivo de pacientes . “Desta forma, melhorará o atendimento assistencial a ponto de reduzir a sobrecarga das unidades hospitalares de Aquidauana”, finalizou.