Pontim destaca auxílio de bombeiro no salvamento de recém-nascido

06/05/2014 - Por: ASCOM - Visitas: 2613

Compartilhe:

O vereador Nilson Pontim (PSDC), por meio da Moção de Congratulações de nº 017/2014, destacou a ação do cabo do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Hudson Aparecido Leandro, por ter auxiliado no salvamento de um recém-nascido, vítima de afogamento  causado por ingestão de leite materno, ocorrido em  Anastácio, no domingo de Páscoa, 20 de abril de 2014.

Conforme justificativa do parlamentar, graças às orientações feitas por meio do  telefone 193 à tia da criança foi possível evitar o óbito. Segundo ele, o pequeno Emanuel Kalebe  já se encontrava com o rosto roxo e as vias aéreas bloqueadas.

Por conta disso, acrescentou o vereador, o militar agiu rápido, mesmo porque não haveria tempo hábil para enviar uma guarnição de Aquidauana até Anastácio. Assim sendo, o militar, por meio do telefone de emergência, orientou a tia da criança sobre os procedimentos a serem adotados. Ou seja, o bombeiro dava às instruções à tia do bebê, que, em seguida, repassava-as para a mãe.

“As orientações foram vitais naquele momento e, com calma e equilíbrio, tia e mãe do pequeno Emanuel conseguiram adotar os procedimentos corretos. Para alívio da família, logo a criança voltou a respirar. Fatos dessa natureza são mais comuns do que se imagina, o que pode deixar a criança com sequelas graves ou até mesmo leva-la à morte”, concluiu.