Projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB), institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais de Aquidauana.
Conforme justificativa do projeto, a medida visa possibilitar aos jovens o acesso às orientações e esclarecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho.
De acordo ainda com a proposta, entende-se que o trabalho pode ser estruturante da identidade se proporcionar ao jovem um sentido de vida, sejam elas, a qualificação escolar passando por todos os degraus da vida escolar e acadêmica, ou a qualificação técnica e o conhecimento específico em alguma área de atuação no mercado.
“As etapas são períodos de preparação para a busca do emprego, e um jovem qualificado é capaz de assumir as responsabilidades que o mercado exige”, comenta Meireles.
Além disso, acrescenta, o projeto também tem a pretensão de oferecer aos alunos, em fase de conclusão do ensino fundamental, informações acerca dos programas de aprendizagem, elucidando aos jovens a possibilidade de estudar e trabalhar, com a devida remuneração, ao mesmo tempo em que efetivam sua formação na profissão para a qual estão se capacitando.
“Por sua vez, a Lei da Aprendizagem veio com um importante instrumento para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, mas por si só não é capaz de encaminhá-los na busca pelo primeiro emprego. É preciso informa-los, esclarecê-los sobre os aspectos da lei, e, sobretudo, é preciso apresentar caminhos que possam facilitar esse contato entre aluno e empresa”, completa.
O projeto, apresentado e lido em Sessão Legislativa, segue para as Comissões Permanentes e Temáticas da Casa a fim de receber parecer técnico e jurídico antes de ser encaminhado ao plenário para deliberação.