A reforma do prédio do Núcleo de Saúde de Aquidauana onde funciona o CEM ( Centro de Especialidades Médicas do município) foi solicitada pelos vereadores Valter Neves (PSD) e Nilson Pontim (MDB) ao secretário de Estado de Saúde, Flávio da Costa Brito, com cópia ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), por meio do Oficio de nº 006/2022 (Gabinete), apresentado em plenário.
Conforme justificativa de Valter neves, o pedido em caráter emergencial se dá face aos inúmeros problemas de ordem funcional e de instalações que esse núcleo vêm enfrentando.
Segundo explica, com essa medida o que se pretende é manter minimamente habitável o espaço público do núcleo, que se apresenta com sérios problemas estruturais, ele cita o auditório, cujo teto desabou e foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.
Ano passado, revela, devido ao alto volume de chuvas, constatou-se uma situação calamitosa com o prédio alagado, inclusive onde são armazenados os medicamentos.
No entanto, esclarece, pelo fato de os remédios estarem suspensos nos estrados não foram atingidos pela água. Porém, mesas, teclados, e teclados de computadores foram molhados e documentos perdidos,
Neves também lembra do risco de curto circuito no local, isto porque, a água aparentemente escorreu pelas tomadas, luminárias e paredes. “A lâmina de água em alguns pontos de maior circulação atingiram 2,5cm, formando poças imensas”, recorda.
Por essas razões, acrescenta, o núcleo necessita de uma reforma urgente no prédio, incluindo telhado ( troca de telhas), na rede elétrica do local ( lâmpadas queimadas por conta da água que escorre através do teto, o que encharca toda a rede elétrica).
Ele reitera a necessidade da reforma do auditório e troca de canaletas, tendo em vista, que pombas criam ninhos e defecam, além de urubus que se alimentam de fezes e dessas aves mortas, inclusive com registros.
Ainda segundo Neves, quando chove toda a sujeira causada pelos pássaros desce para o Cem, o que causa a fedentina, tornando-se o local em um espaço insalubre.
Os parlamentares, confiantes, aguardam com expectativa o atendimento a essa proposta por se tratar de interesse público e também visando preservar a saúde de usuários e funcionários do órgão.