O vereador Paulo Reis (PMDB) solicitou, por meio da indicação nº 147/2014, ao gerente municipal de Obras e Serviços Urbanos, Mário Raváglia de Oliveira, com cópia ao gerente regional da Sanesul, Adauto Marcos Gonçalves, providencias relacionadas à fossa (esgoto) localizada à Rua Mário S. Arima, entre a Avenida Pantaneta e Delfino Alves Corrêa, no bairro Alto.
Conforme justificativa do parlamentar, o saneamento básico é reconhecido como direito do ser humano pela ONU (Organização das Nações Unidas). Para ele, o quadro que se visualiza atualmente é de poucos progressos nessa questão, associada à deficiência no tratamento do esgoto, que cria um ambiente propício ao desenvolvimento de doenças.
“O mais surpreendente do esgoto é a capacidade de atingir todos os níveis da sociedade. A imagem da casa da senhora Luzia Gonçalves, sofrendo com uma vala de esgoto a céu aberto próximo à sua residência, é uma visão micro da real situação”, avaliou.
Pelo fato de não existir uma rede coletora de esgoto, aos moradores só resta a abertura de fossa, porém, o terreno encontra-se saturado e o “asfalto” em frente à residência deteriorou, fato que oportunizou a Gerência de Obras a abertura de vala para a colocação de aterro, acrescentou o parlamentar.
“A necessidade de saneamento básico é fundamental e, para ser efetiva, deve ser prioritária nos planos dos governos. O município entregou em concessão à Sanesul, o serviço de água e esgoto, no entanto, o contrato não está sendo cumprido a ponto de trazer sérios transtornos a população”, concluiu.