Câmara: institui a Semana de Conscientização do Autismo

Projeto foi aprovado em dois turnos de votação e segue para sanção municipal (foto: Iramar Ferreira) Projeto foi aprovado em dois turnos de votação e segue para sanção municipal (foto: Iramar Ferreira)

Foi aprovado em segundo turno de votação, o projeto de  lei de autoria dos vereadores Edinho Grance (DEM), Valter Neves (PSDB),  Youssef Saliba e Aguinaldo da Saúde, ambos do PDT; Anderson Meireles (PSB) e   “Bié” (SD) , que institui a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” como parte do calendário oficial do município.

De acordo com o projeto, recentemente muito tem se falado sobre o espectro autista, mas pouco ainda se sabe. Há a necessidade premente de desmistificar rótulos, passando informações científicas e até vivências que os pais de autistas têm, e que merecem ser partilhadas.

Ainda segundo o projeto, a Semana Municipal torna-se demais importante para fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas à síndrome.

Portanto, se faz necessário buscar benefícios no sentido de prevenção, estabilidade e tratamento da doença.

A data ocorre anualmente, na semana de 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e comemorado desde 2008.

O projeto segue para o Executivo a fim de ser sancionado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PDT).