Sessão: lideres indígenas pedem reconhecimento de eleição

Saliba  fez a leitura de um documento, em plenário, recebido de caciques da  Aldeia Bananal  (foto: Iramar Ferreira) Saliba fez a leitura de um documento, em plenário, recebido de caciques da Aldeia Bananal (foto: Iramar Ferreira)

O gabinete do  vereador Yossef Saliba (PDT) recebeu das lideranças indígenas da Aldeia Água Branca, no dia 29 de maio de 2017 (segunda-feira), documento no qual solicita ao presidente da Casa, vereador Valter Neves (PSDB), e os demais vereadores, que o  Executivo reconheça  o resultado da eleição, ocorrida no dia 20 de dezembro de 2016,  no âmbito daquela comunidade.

De acordo com o documento, lido na Sessão Ordinária desta terça-feira, 30 maio de 2017, pelo parlamentar,  o executivo [leia-se o prefeito e secretários municipais], mesmo ciente dos direitos constitucionais dos povos indígenas e do resultado do pleito “insiste em atender a outras pessoas, que se apresentam como supostas lideranças da  comunidade, fato que desrespeita os lideres legitimamente eleitos".

Essa situação tem causado conflitos que tumultuam o cotidiano e as atividades  do cacique e vice-cacique da aldeia, eleitos,  Julison Farias e Laucidio Sebastião, respectivamente, conforme informam.

Ainda segundo revela o documento, o resultado da eleição também foi informado à Procuradoria da República do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul e a Funasa (Fundação Nacional de Índio).

Por conta disso,  os caciques pediram à Câmara Municipal que se adote medidas no sentido de garantir  o efetivo respeito aos direitos constitucionais e a organização política e social, bem como assegurar a legitimamente  da eleição, uma vez que os únicos representantes autorizados a fazê-los são os caciques da aldeia.  Portanto, eles condenam qualquer ato ou medida administrativa do executivo em benefício de quaisquer pessoas que se apresentam como supostas  lideranças do local.