Durante Sessão legislativa realizada nesta terça-feira (29) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Valter Neves, vice-presidente do Poder Legislativo usou do expediente para encaminhar documento contendo reivindicação ao prefeito Mauro Luiz Batista com cópia ao Diretor de Trânsito do Munícipio Flávio Gomes da Silva e ao Secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Ronaldo Ângelo.
O parlamentar solicita ao Poder Executivo a implantação do sistema de Traffc Calming no trecho da rua Bichara Salamene entre a rua Visconde de Taunay e a rotatória. “Essa reivindicação atende pessoas que moram na região e que estão preocupadas com o índice de acidentes na rotatória da referida rua”, explicou Valter Neves.
Amplamente discutida e adotada não somente no Brasil, a utilização da estratégia do Traffic Calming, traz uma eficiente moderação de tráfego e prioriza menor velocidade dos veículos automotores, promovendo mais segurança aos motoristas, pedestres, ciclistas e pedestres. “A sugestão principal é a implantação de uma lombada pouco antes da rotatória para que assim, os motoristas ao diminuírem a velocidade prestem maior atenção na sinalização no momento da conversão na rotatória”, explicou Valter Neves.
Outro trecho que mereceu a atenção do parlamentar diz respeito a rua Giovani Toscano de Brito, rua Décio Correia de Oliveira e Humberto Alves Correa e na rua Décio Correa de Oliveira, entre as ruas João P. dos Anjos e a Avenida do Contorno na Vila Princesa do Sul. “A implantação do sistema Traffic calming na região é uma estratégia para harmonizar o fluxo de carros e pedestres”, justificou Valter Neves.
O principal objetivo da reivindicação do vereador Neves é o de reduzir a velocidade dos veículos motorizados a fim de melhorar a segurança das pessoas que caminham, pedalam ou usam carros na região. “Sendo atendida a presente solicitação, certamente estaremos contribuindo para reduzir o número de acidentes ocorridos na região, que demanda alta circulação de veículos automotores”, justificou Valter Neves.
Assessoria de Comunicação da CMA