×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 880
Menu

Dados Geográficos

Localização

O município de Aquidauana está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense (Microrregião de Aquidauana). Localiza-se na latitude de 20º28’15” Sul e longitude de 55°47’13” Oeste.

Distâncias

139 km da capital estadual (Campo Grande)
1.218 km da capital federal (Brasília).

Geografia física Relevo e altitude

Está a uma altitude de 149 m. Está situada numa região da Serra da Piraputanga e Maracajú. Seu território se divide em duas partes: a baixa (dois terços do município) e a alta (Serra de Maracajú/Piraputanga).

Clima, temperatura e pluviosidade

O clima tropical da região, com média anual de 27°C, caracteriza dois momentos opostos: o período entre outubro e abril é marcado pelas cheias e temperaturas altas. Já de meados de julho ao final de setembro, representam um período de seca, com ocorrência de geadas, e temperatura mais amena de, aproximadamente, 15°C.

Hidrografia

O rio Aquidauana, que empresta o nome ao município, tem suas cabeceiras sobre a serra de Maracaju cerca de 1.200 km de leito, juntando-se ao rio Miranda a cem quilômetros de sua foz no rio Paraguai. Sendo o único rio navegável da cidade, sua navegação atende somente fazendas com pequenas embarcações nas épocas das cheias, quando as estradas do Pantanal ficam intransitáveis. Com isso, cumpre um importante papel ao atender a demanda de fazendeiros da região que necessitam de escoamento e trânsito.
Outros rios importantes são o Taboco e Negro, circundados pelos paredões da serra de Maracajú, nos distritos de Camisão e Piraputanga – onde se destacam corredeiras e cascatas.

Vegetação

Na planície do Pantanal, no oeste do estado, durante o período de cheias do Rio Paraguai, a região vira a maior região alagadiça do planeta, lá se combinam vegetações de todo o Brasil (até mesmo da Caatinga e da Floresta Amazônica), e é um dos biomas com maior abundância de biodiversidade do Brasil, embora seja considerada pouco rica em número de espécies.

Geografia Política Fuso horário

Está a - 1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Grenwith.

Área

Ocupa uma superfície de 16 958,496 km². Sua área estende-se desde o Morrinho do Pimentel, na divisa com Corumbá e Rio Verde, no norte, até Anastácio, mais ao sul.

Subdivisões

A comunidade indígena está presente, distribuída pelas aldeias de Taunay, Limão Verde, Cachoeirinha, Ipegue e Bananal. Distante alguns quilômetros do rio Aquidauana podem ser encontradas algumas aldeias como Bananal, Imbirussu dos Índios Terenas e mais 4 distritos:
Camisão: é o distrito mais próximo de Aquidauana, encontrando-se a 18 km da sede do município, junto à Estrada de Ferro NOB, às margens do rio Aquidauana.
Cipolândia: Cipolândia limita-se ao norte com o município de Corguinho, a leste com Terenos, ao sul com o município de Dois Irmãos do Buriti e ao oeste e a sudoeste, a sede do município.
Piraputanga: possui uma área de aproximadamente 3.000ha. Localiza-se a margem esquerda do rio Aquidauana, na Serra de Maracajú, aproximadamente a 26 Km de Aquidauana
Taunay: sua economia é baseada quase que exclusivamente na pecuária, contando com uma usina de calcário e diversas áreas de extração de calcário para construção.

Arredores

Aquidauana tem como vizinhos os municípios de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Miranda (ao sul), Corguinho, Rio Negro, Terenos (á leste), Rio Verde de Mato Grosso (ao norte) e Corumbá (á oeste).

Fonte: Wikipedia.org

voltar ao topo

CENTRAL DE ATENDIMENTO

  • Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, 85, Aquidauana-MS
  • Horário de Atendimento - 2ª a 6ª (8 às 12h)
  • Sessão Plenário - Todas as 4ª feiras (8:30h)
  • Email de Contato - ouvidoria@cmaquidauana.ms.gov.br
  • Telefone & Expediente - (67) 3241-4350