Corrêa Filho sugere uma base de apoio da Obras em Taunay

23 de maio de 2014

O vereador Corrêa Filho (PSB), por meio da indicação de nº 177/2014, pediu ao prefeito José Henrique Trindade (PDT) estudar a possibilidade de se implantar uma base de apoio da Gerência Municipal de Obras Públicas, no distrito de Piraputanga, município de Aquidauana.

Conforme justificativa do parlamentar, a maioria das aldeias indígenas do município está situada naquele distrito, cuja população gira em torno de 6 mil habitantes. Por ser uma localidade em pleno desenvolvimento, aliada ao iminente progresso, nota-se que as demandas das comunidades indígenas estão aumentando gradativamente.

“Por exemplo, periodicamente existe clamor das lideranças indígenas em relação aos constantes pedidos para se promover reparos e conservação da estrada principal, que dá acesso à sede do distrito, assim como das vicinais, pontes e pontilhões que ligam as aldeias indígenas”,  comentou.

Como essas metas são consideradas reivindicações corriqueiras das lideranças,  ele busca apoio do executivo para concretizar essas ações dentro do distrito  e aldeias indígenas.

Corrêa Filho afirmou que, na época das chuvas, as condições de acesso às localidades indígenas – que podem ser classificadas também como ponto turístico do município –  se tornam impossíveis por causa da grande quantidade de lama e buracos que se formam em consequência das enxurradas.

Para ele, essa situação trás transtornos, principalmente, para os pequenos produtores das aldeias indígenas, que precisam escoar toda a produção dessas localidades, mas acabam enfrentando dificuldades por conta da precariedade das estradas vicinais ou das pontes ou pontilhões que se quebram.

“Entendemos o esforço do município para manter esses serviços em dia, no distrito e aldeias, quando toda a estrutura operacional da Gerência é requisitada e empregada para essa finalidade, esporadicamente, após as chuvas”, reconheceu.

No entanto, acrescentou, com o retorno da chuvarada praticamente todo o serviço é  “jogado por terra”, o que leva as lideranças indígenas a árdua tarefa de reivindicar novamente os mesmos serviços a fim de facilitar a vida dos produtores rurais e turistas que visitam a região.

“Por isso, recomendamos como medida mais viável para reduzir os problemas de infraestrutura urbana do distrito e aldeias a manutenção de uma base de apoio em Taunay com equipe de trabalhadores e estrutura de equipamentos, que poderiam ser viabilizados em parceria com fazendeiros, chacareiros e as próprias lideranças indígenas”, completou.