O vereador Corrêa Filho (PSB), por meio de indicação, encaminhada ao ministro das Minas e Energia, Édson Lobão, com cópia ao governador do Estado, André Puccinelli, e aos deputados Reinaldo Azambuja e Lauro Davi, respectivamente, federal e estadual, pediu a inclusão do município no Programa de “Eficiência Energética” do Governo Federal.
Conforme justificativa do parlamentar, o programa atende a Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000 e a Resolução Normativa da ANEEL nº 300 de 12 de fevereiro de 2008, que incentivam as concessionárias de energia elétrica a desenvolverem projetos que reduzam o desperdício de energia, beneficiando família as de baixa renda.
Aquidauana, segundo ele, já foi contemplada com 600 geladeiras a ponto de beneficiar diversas famílias dessa camada social, residentes na periferia da cidade, que foram cadastradas na primeira etapa desse programa, que teve início em 2011.
Para Corrêa Filho, a troca de geladeiras antigas por novos refrigeradores gera uma economia de cerca de 20% em cada residência dessa parcela da população, cuja ação consiste, também, na substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e troca de chuveiros elétricos.