O deputado estadual Amarildo Cruz, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada pela Assembleia Legislativa para apurar possíveis irregularidades na utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) de 11 municípios do Estado, que inclui o município de Aquidauana, esteve na última terça-feira (03/06) na Câmara Municipal de Aquidauana .
Ele usou a tribuna da Casa de Leis, na sessão ordinária desta terça-feira (03/06) para prestar contas do trabalho realizado pela Comissão, num período de seis meses, cujo relatório apontou irregularidades no setor de saúde pública.
Ele apontou, por exemplo, falta de médicos especialistas no interior, profissionais que não cumprem a carga horária determinada, falta de equipamentos e medicamentos, privatização da saúde pública, dificuldade de atuação dos conselhos municipais de saúde, falta de repasses da União e do Governo do Estado aos municípios, má gestão de recursos públicos repassados, entre outras.
Todo o material da investigação foi encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal), PF (Polícia Federal), CGU (Controladoria Geral da União), Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), Governo do Estado e Ministério da Saúde. Ao final dos trabalhos o deputado Amarildo Cruz apresentou um voto em separado ao relatório final e pediu indiciamentos e a devolução de recursos públicos gastos indevidamente.
A prestação de contas aconteceu em Dourados, Coxim, Jardim, Corumbá, Ponta Porã, Paranaíba, Três Lagoas, Jardim, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Naviraí.