Foi aprovado em 1º turno de discussão e votação, na Câmara Municipal de Aquidauana, o projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Reis (PMDB), que cria a Semana de Prevenção e Conscientização dos males causados pela Endometriose a ser realizada, anualmente, no mês de março.
De acordo com o projeto, a meta consiste em divulgar informações entre a população sobre tratamento, causas, consequência e sintomas mais comuns da endometriose, como cólicas fortes, dor durante a relação sexual, alterações urinárias e intestinais no período de menstruação e, em vários casos, dificuldade para engravidar.
É, segundo o autor, uma doença caracterizada pela implantação de fragmentos do tecido que reveste a parte interna do útero – o endométrio – fora da cavidade uterina.
“Essa condição tem sido estudada há muitos anos, mas seus mecanismos ainda não são totalmente conhecidas”, explica o parlamentar. Ainda de acordo com ele, a endometriose é uma doença grave, que se desenvolve no aparelho reprodutor feminino e atinge cerca de 15% das mulheres em idade fértil.
“Ela é diagnosticada com base no histórico clínico da paciente e no exame ginecológico; estima-se que 25% das mulheres portadoras desse mal não setem dor e só descobrem a doença na consulta ao ginecologista, dai a importância da visita regular ao médico”, acrescenta.
Conforme esclarece o parlamentar, não há cura para a doença, no entanto, é possível controlar seu desenvolvimento e suas sequelas com o tratamento adequado, evitando, inclusive, recorrências.
“O melhor caminho é prevenir-se da endometriose, estimulando a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada; redução do nível de estresse e pílulas anticoncepcionais ajudam a evitar esse mal”, completa.
O projeto, ainda, precisa ser submetido a mais duas votações, em plenário, antes de seguir para o executivo a fim de ser sancionado ou vetado pelo prefeito José Henrique Trindade (PDT).