A vereadora Luzia Cunha (PT), por meio da Moção de Pesar de nº 005/2014, manifestou condolências à família da senhora Marcimiana Ismael Lipú pelo seu falecimento ocorrido no dia 17 de fevereiro de 2014.
Na Moção, a vereadora diz que Marcimiana, nascida no 16 de outubro de 1935, na Aldeia Limão Verde, foi uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo . “Mulher mãe, trabalhadora, guerreira, como tantas outras companheiras, que criou seus filhos como feirante enfrentando inúmeras dificuldades, vendendo aqui em Aquidauana e até em Campo Grande a produção do Limão Verde (Aldeia)”, destacou.
Conforme revelou a parlamentar, ela esteve envolvida nos movimentos de interesse da comunidade indígena , ou seja, no combate à discriminação, ao preconceito, e em defesa da cultura e das tradições de seu povo, na luta pela demarcação das terras indígenas.
“Também (Marcimiana) esteve envolvida no movimento religioso – primeiro na igreja católica e agora como participante ativa da Igreja Assembleia de Deus Plenitude da Fé”, disse.
A vereadora, como membro do PT (Partido dos Trabalhadores), ressalta que a senhora Marcimiana foi a primeira mulher indígena a filiar-se ao PT de Aquidauana, fato esse que “marca seu tempo e sua história dando exemplo de coragem e ousadia”.
Ela deixa o esposo Florêncio Lipú; os filhos Arlene de Oliveira Souza, Cleonice Ismael Lipú, e Claudemir Ismael Lipú; os netos, Tânia de Oliveira Souza, Rogério de Oliveira Souza e Luzinete de Oliveira Souza (filhos de Arlene); Dayane Lipú Pereira, Letícia Lipú Pereira e Patrick Lipú Pereira (filhos de Cleonice); Yhoruana Lipú Fialho, Jefferson Lipú Mendes, Tariane Lipú Mendes e Andreia Lipú Mendes (filhos de Fátima); Os bisnetos, Bruno de Oliveira Gonçalves, Tiago Terena de Oliveira Souza, Diego de Oliveira Gonçalves, Natan de Ferreira Lipú, Wallace de Oliveira Santana e Rayelly Santana.