A Comissão Permanente de Economia, Finanças e Execução Orçamentária da Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (25), no plenário da Casa, Audiência Pública com a participação popular para discutir e apresentar emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei Orçamentária (LOA) , nos termos do artigo 48 e seguintes da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O funcionário de carreira e contador da Prefeitura, Gilson Sebastião, e o consultor da Empresa Índico, que presta assessoria contábil ao legislativo, detalharam peculiaridades do projeto orçamentário, em trâmite nas Comissões Permanentes da Casa, que prevê estimativa de receita na ordem de R$ 105 milhões para 2014 – o que significa acréscimo em torno de 10% em relação a 2013, cujo a previsão orçamentária chegou a R$ 90 milhões.
O Objetivo maior da Audiência foi o de esclarecer a sociedade, que se fez representar por diversos segmentos representativos, as metas do município em relação a investimentos e os recursos que serão destinados às gerências e fundações no ano que vem.
Segundo o vereador Paulo Reis (PMDB), vice-presidente da Comissão, algumas emendas de iniciativa popular serão apresentadas ao Orçamento pelos vereadores, discutidas e votadas em plenário. As emendas aprovadas ao projeto seguirão, doravante, para avaliação, sanção ou veto do prefeito José Henrique Trindade (PDT).
Participaram da audiência, os vereadores Mauro do Atlântico, relator da comissão, que presidiu os trabalhos substituindo o titular Thales Leite; Luzia Cunha, Dufles, Paulo Reis, Corrêa Filho, Nilson Pontim, Wilson Ferreira, Valter Neves, Clézio e Montana.
Também participaram representantes do Exército , Polícia Militar e Bombeiros, respectivamente, tenente Bruno Teixeira Lima, major Marcos e sargento Miguel dos Reis; gerente municipais; presidentes de fundações; OAB Subseção local; professores, alunos do ensino superior do IFMS e entidades religiosas, classistas e sindicais.