A presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereadora Luzia Cunha (PT), participou, na noite da última sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Miranda, da Audiência Pública com o tema: A proibição do tráfego de embarcações, com ou sem motor, no rios do Estado, seja para qualquer finalidade.
O evento, realizado no plenário “Juvenal de Almeida Branco”, naquela Casa de Leis, contou com a participação das autoridades dos municípios da bacia dos rios Miranda e Aquidauana, que serão afetados pelo projeto de lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Jérson Domingos (PMDB)
O projeto, que se encontra em trâmite nas Comissões Permanentes daquela Casa, proíbe, no Estado, a utilização por pessoas físicas e ou jurídicas de embarcações com ou sem motor para pesca amadora e ou profissional na bacia do Rio Aquidauana, acima da Ponte Velha, que liga os municípios de Aquidauana e Anastácio. Aquidauana e em seus tributários e afluentes (rios, riachos e córregos).
Na bacia do Rio Miranda, acima da Ponte Velha no município, que dá acesso ao município de Bodoquena: Miranda e em seus tributários e afluentes (rios, riachos e córregos).
Na quinta-feira (14) uma comissão de vereadores, liderada pela presidente da Câmara Municipal de Miranda, vereadora Kátia Gissele Acunha Rôas (PSD), esteve reunida com a vereadora Luzia para discutir o projeto e convidá-la para a Audiência Pública.
A meta é mobilizar a sociedade e a classe dos pescadores para rediscutir esse projeto de lei, que, se for aprovado na íntegra o seu texto, poderá trazer prejuízos financeiros e econômicos para a classe pesqueira de Mato Grosso do Sul.