Estudos de viabilidade com a finalidade de promover a retirada dos trilhos da antiga NOB (Noroeste do Brasil) da área central da cidade e determinar a abertura da passagem de nível, que liga a Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Guanandy, foram solicitados pelo vereador Dufles Pinto de Souza (PT do B) ao ministro dos Transportes, César Borges.
Mesmo expediente, o parlamentar encaminhou, também, ao prefeito José Henrique Trindade (PDT) e aos senadores de Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral, Waldemir Moka e Ruben Figueiró, por meio de indicações apresentadas em Sessão Ordinária.
A meta, segundo o parlamentar, tem como objetivo seguir exemplo do então prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), que, mesmo enfrentando posicionamentos divergentes da sociedade, conseguir retirar os trilhos que cortavam toda a área central.
Conforme Dufles, a decisão tomada à época por ele, ou seja, de desviar o tráfego ferroviário do centro, mudou a rotina da cidade, reduziu transtornos causados à população por conta de trens e vagões, que provocavam o caos no trânsito, principalmente, em horários de pico – isto é, no início da manhã, intervalo do almoço e no fim da tarde.