Depois de 22 anos, o plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, denominado “Estevão Alves Corrêa”, passa por uma reforma completa na sua estrutura física e elétrica com a finalidade de oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos parlamentares e ao púbico.
O plenário foi construído na gestão do ex-presidente da Casa, vereador Paulo Reis (PMDB), inaugurado no dia 15 de abril de 1992 – ano em que Aquidauana completou o seu centenário de fundação, ou seja, 15 de agosto de 1892.
Segundo Paulo Reis, relator-geral da Constituinte Municipal, em 1992, para a execução do projeto de construção desse plenário, ele esclarece que contou, à época, com o apoio do saudoso ex-prefeito Fernando Luiz Alves Ribeiro (“Tico Ribeiro”), que concedeu três meses de antecipação do duodécimo .
Essa antecipação de recursos, parcelada em 4 vezes, conforme explica o ex-presidente, correspondia a dedução do índice mensal de 8,33% da receita do município repassado à Câmara.
A obra, acrescenta o parlamentar, foi construída em 100 dias pela JH Engenharia e Comércio, firma de Aquidauana e de responsabilidade do engenheiro José Hélio Câmara Lopes – vencedora do processo licitatório.
“ A obra, pintura, mesas, poltronas e demais equipamentos do plenário foram licitados pela Câmara e as empresas vencedoras foram todas de Aquidauana”, completa.
Projetos
Por decisão da presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Cunha (PT), teve início essa semana a execução da obra de reforma do plenário, também, em parceria com a Prefeitura Municipal, que irá dar suporte nessa empreitada com a complementação necessária para a substituição das poltronas, carpetes e adequações do piso.
Com recursos do duodécimo, a Câmara está financiando a troca do forro, pintura do plenário, colocação de portas com saídas de emergência, substituição dos aparelhos de ar condicionado e a adoção de outras medidas de prevenção contra incêndio, requisitadas por leis vigentes e que visam a segurança daquele local.
“A parceria é imprescindível, por isso, agradecemos o prefeito José Henrique, pois o plenário da Câmara, além de atender as atividades do legislativo, atende a inúmeras outras atividades da comunidade aquidauanense”, completou.