Senhores Vereadores,
Ciente da minha responsabilidade como Presidente desta Casa e serenamente, sabendo distinguir o papel de Presidente e de vereadora do PT, do grupo de oposição à atual administração, reafirmo que não serei submissa ou omissa quando esta Casa for desrespeitada ou quando os interesses da comunidade não forem atendidos ou quando meu partido ou grupo político for atingido.
Não quero ficar lembrando do passado. Aquilo que foi objeto de denúncia e investigação, se as denúncias forem comprovadas, que os culpados sejam punidos, ponto final.
Nossa cidade e nosso povo já perderam muito com essa batalha entre os grupos políticos, em que às vezes não se sabe se realmente é o interesse da população que está em primeiro lugar ou é simplesmente a disputa pelo PODER e a perspectiva que algumas pessoas tem de se beneficiar dele para atender seus interesses pessoais, familiares e de seu grupo político.
2013 foi mais uma triste amostra dessa situação, foi um ano de perdas, algumas irreparáveis, por causa da instabilidade jurídica e administrativa que vivemos, pois a Cidade vinha num novo ritmo de desenvolvimento, de investimentos e entrou num processo de descontinuidade e muita coisa PAROU. Além do clima de tristeza, e de apatia que atingiu as pessoas, as famílias, o comércio, a cidade.
BASTA DESSA SITUAÇÃO!
Quem está à frente de uma administração é responsável por ela e não adianta ficar atribuindo a outros os problemas e dificuldades. Tem que ter equipe e disposição para TRABALHAR pela cidade, resgatar a auto estima do povo, retomar o rumo do desenvolvimento. Nosso povo precisa voltar a ter esperança em um futuro melhor!
Todas as administrações tem os seus problemas, maiores ou menores, como a atual já tem uma série de denúncias a serem resolvidas.
Lembrando que todas as administrações são TRANSITÓRIAS e, todas um dia serão EX.
Todas as administrações, a não ser que sejam muito incompetentes, também deixam ações concretas realizadas, e isso deve ser lembrado como POSITIVO. Isso é grandeza, é generosidade. E, nesse aspecto, como membro do PT, que integrei a gestão anterior, não aceito quando são negadas as ações concretizadas na gestão do Prefeito Fauzi Suleiman. Não precisamos disso, o benefício é para o povo, é para Aquidauana, só para exemplificar: Convênio dos ônibus do transporte escolar assinado na gestão Fauzi, entregue na gestão Zé Henrique; Ceinf, assinado na gestão Fauzi, em andamento na Gestão Zé; Cidade Digital, articulado na gestão Fauzi, assinado e em andamento na gestão Zé; quadra Andrea Pace assinada na gestão Fauzi, em andamento na gestão Zé; Upa iniciada na gestão Fauzi, continua na gestão Zé, dentre outros (para constar, temos documentos comprobatórios).
Isso faz parte, é rotina de uma administração pública: concluir, dar continuidade às ações, às obras que outra iniciou.
Afinal, nós EXECUTIVO, LEGISLATIVO, estamos por um determinado tempo, de passagem, em nossas funções para SERVIR nossa comunidade. Ou será que alguém está aqui para ser servido?
Vivemos um novo tempo em que se exige novas posturas, novas atitudes dos políticos. Foi-se o tempo em que políticos faziam o que queriam com dinheiro público e ficavam impunes. Temos, hoje, implementados pelo governo do PT, severos e eficientes mecanismos de acompanhamento e fiscalização, além da vigilância do povo e atuação do Poder Judiciário. Vejam as manifestações que tomaram e ainda tomam conta das ruas… o povo quer respostas, quer soluções para os problemas, não aceita mais políticos que usam a política, a máquina pública para se beneficiar, para aumentar seu patrimônio e beneficiar seus familiares e apadrinhados.
Diante disso, reitero o que disse na Sessão Solene DE ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO DE 2014, TEMOS QUE TRABALHAR PARA CONSTRUIR O FUTURO PARA NOSSA GENTE E PARA NOSSA AQUIDAUANA: Os Profissionais da Educação, da Saúde, da Assistência Social, da Gerência de Obras e outros servidores públicos precisam ter condições dignas de trabalho; os alunos precisam receber uma Educação de qualidade, com materiais e espaços adequados em todas as escolas da REME, assim como devem ser de QUALIDADE TODOS os serviços de Saúde, Assistência Social, Serviços Urbanos e outros prestados para a população.
Daí ainda os questionamentos que nos chegam, pois embora o vereador não EXECUTE, ele é a caixa de ressonância da população, é onde as reclamações chegam mais rápido.
– Por que os Kits escolares não chegaram nas escolas antes do início das aulas?
– Por que a Diretora da Escola Marisa Scaff reduziu a oferta de vagas na Educação Infantil, embora seja obrigação do município, para oferecer 1º ano, mesmo tendo a escola estadual Luiz Mongelli a menos de 200 metros da escola, na mesma comunidade?
– E o material de limpeza, que até o final da manhã de hoje não tinha chego nas escolas ?
– E o processo seletivo da GEMED que foi publicado de forma questionável?
– E a sujeira nas ruas?
– E os problemas no atendimento no Hospital?
Essas e tantas outras perguntas precisam de respostas, soluções, de atitudes de QUEM DECIDE/ EXECUTA/ ADMINISTRA.
REAFIRMO MEU COMPROMISSO E DISPOSIÇÃO DE TRABALHAR PARA CONSTRUIR O FUTURO PARA NOSSA GENTE E PARA NOSSA AQUIDAUANA, MAS NÃO SEREI NEGLIGENTE NEM OMISSA NO PAPEL DE FISCALIZAR, DENUNCIAR E COBRAR AÇÕES E BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO , PARA OS SERVIDORES E PARA O MUNICÍPIO.
Vereadora Luzia Cunha- PT. Aquidauana, 11/02/2014